Região dos Lagos e Norte Fluminense

Jornal primeira hora Jornal primeira hora
Sábado , 01 de Aug 2015

Atualizado em 18/07/2015 00:00:00

noticia

"Não cheguei até aqui para ser candidato a vice prefeito na chapa de outro candidato"

"Jamais serei vice prefeito do André. Pode colocar isso em destaque. Jamais serei vice de qualquer um nesta próxima eleição. Isso é boato de politiqueiro mentiroso. Pode colocar assim mesmo"
Saiba Mais

PL dos alugueis de temporada é considerado inconstitucional

Executivo retira da pauta proposta de Projeto de Lei que regulamentava locação de imóveis para temporada
Saiba Mais

Legislativo presta homenagem à Guarda Municipal

Antes da última sessão ordinária para o início do recesso parlamentar, realizada nesta quinta-feira (16), o Legislativo de Búzios prestou homenagem à Guarda Municipal pelos seus doze anos de fundação e atuação na Cidade. Primeiramente foi oferecido um café da manhã aos guardas; e em seguida, foi entregue à placa comemorativa à GMAB.
Além dos vereadores da Casa, a solenidade contou ainda com a presença do secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Geraldo Borges. Durante o discurso, os vereadores parabenizaram a atuação da Guarda, destacando entre elas a recepção e orientação ao turista. Também foi citada a luta e integração da categoria para a conquista do seu plano de cargos e carreiras.
No momento de agradecimento pela homenagem, o integrante da GMAB, Guimarães, lembrou também a importância de antigos guardas que já não fazem parte do quadro da corporação. E acrescentou: ‘Que a gente possa ter o conhecimento que nossa função é de suma importância e merece valorização.’ O presidente da Casa, Henrique Gomes (PP) disse que a homenagem é para demonstrar o reconhecimento e valorização à Guarda Municipal.

Recesso Parlamentar

A partir de sexta-feira (17), a Câmara de Búzios entra em recesso parlamentar, passando a funcionar das 8h00 às 12h00. O recesso encerra no dia 1 de agosto.

 

Saiba Mais

II Jornada cientifica sobre autismo é promovida pela Apae / Búzios

Aconteceu no INEFI, na Rasa, na terça-feira (14) a ‘II Jornada Cientifica sobre Autismo’ promovida pela Apae / Búzios e o  Instituto de Clínica Psicanalítica – RJ (ICP-RJ), vinculado à Escola Brasileira de Psicanálise – RJ (EBP-RJ), à Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e ao Campo Freudiano .O evento que busca trazer informação sobre a questão do autismo num quadro com maior afetividade social também trouxe formas e caminhos para se lidar com as pessoas que são vitimas do autismo.
Logo na abertura a presidente da  Apae/ Búzios,  Elenice Martinet, apresentou seu projeto de trabalho com os autistas juntamente com de Bartira da Veiga, fonoaudióloga, e Priscila Peres, neuropedagoga e coordenadora técnica e pedagógica da instituição que tem mais de 100 pessoas assistidas diretamente portadoras de Déficit Intelectual e/ou Deficiências Múltiplas.
- Esta Jornada foi de fundamental importância para a APAE – Búzios, tivemos a oportunidade de trocar experiências num clima tão caloroso e aconchegante. Cada presente teve voz e pôde se expressar. Foram experiências que ficarão marcadas em nossas vidas- disse Elenice Martinet, presidente da instituição fazendo um pequeno balanço do evento.
Presentes no evento a secretária de Promoção Social de Búzios, Cláudia Carrilho; o Coordenador de Saúde Mental de Búzios, Eduardo Gomes; e o representante do presidente da Federação das APAEs do Estado do Rio de Janeiro, Ezequiel Simas, Auto defensor da Pessoa com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro, além de palestrantes psicanalistas de orientação lacaniana do instituto: Ana Martha Wilson Maia - membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise  BP-AMP; Diretora de Tesouraria e Infraestrutura do ICP-RJ; Coordenadora do Seminário  - Autismo e Psicose infantil – da clínica à política e retorno (EBP-RJ) que  apresentou uma vinheta clínica sob o tema ‘Uma paixão pelas princesas da Disney’ e Vicente Machado Gaglianone -  membro da EBP-AMP; Coordenador do Núcleo de Psicose e Saúde Mental do ICP-RJ; Diretor Clínico da Clitop – Centro de Tratamento e Estudos em Saúde Mental: apresentou o caso de ‘Davidavida’, a escrita no silêncio.

O que é autismo?

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente -Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos - Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

 

Saiba Mais

Policia prende na Praça Santos Dumont por porte de drogas

Após receber denúncia através do serviço 190, a guarnição da Rádio Patrulha integrada pelo Cabo Merlin, e Soldado Lucas, diligenciou à Praça Santos Du-mont,  no Centro de Búzios, onde os policiais abordaram Gilson Novelino de Oliveira, citado como suspeito de traficar drogas no local.
Em seu poder foram arrecadadas duas trouxinhas de maconha, totalizando 11 gramas da drogas. Gilson foi autuado como usuário na 127a Delegacia Legal. RO 1553/15

Policia prende assaltante de kite surfistas na Rasa

Na tarde da última segunda feira (13), após solicitação através do serviço 190, os Sargentos Barão, e Campanhão, se dirigiram até a Praia Rasa, onde prenderam Daniel Oliveira da Silva por roubo contra praticantes de kite surf.
O acusado usou uma réplica de pistola para a prática criminosa e foi autuado por roubo.
Chama a atenção das autoridades o uso crescente de réplicas de armas de fogo na prática de roubo a transeuntes, em toda a região.

 

Saiba Mais

Vandalismo na praça Mineli, recém inaugurada na Brava

‘Recém inaugurada no bairro da Brava, a Praça Mineli, que homenageia o pescador Manoel Aurélio de Souza, patriarca de uma das famílias mais tradicionais de Búzios, foi depredada por vândalos durante o último final de semana. Na manhã do dia 13, segunda-feira, funcionários da prefeitura encontraram a escada de concreto que dá acesso à praça, danificada, quebrada. Também a placa comemorativa da inauguração, que traz o nome da Praça, foi arrancada e jogada na vegetação que cerca o local, e algumas plantas do jardim foram pisoteadas.’
‘Indignados com o vandalismo, funcionários responsáveis pela manutenção da praça destacam o quanto a ação de um pequeno grupo prejudica toda uma comunidade que procura o local para curtir momentos de lazer e diversão em família. Eles ressaltam ainda que a escada quebrada, parece ter sido utilizada por skatistas para manobras, e alertam que o local não é adequado para esta prática. A praça apresenta uma grande área de concreto com pista própria para se andar de skate, bicicleta e patins.’
‘A Prefeitura de Búzios soli-
cita aos usuários de skate que procurem o Gabinete do Prefeito ou a secretaria de Obras, caso queiram propor a construção de obstáculos especiais para manobras, evitando a utilização de locais não apropriados, e sua consequente depredação.’
‘A Prefeitura de Búzios destaca ainda, que o local ideal para a prática de skate é a Praça do Skate, em Geribá.’

 

Saiba Mais

Férias e Festival Gastronômico atraem bom número de turistas para a Cidade

Este sábado marca o último dia da 14ª edição do Festival Gastronômico de Búzios, evento que já faz parte do calendário oficial da Cidade. No final de semana passado, tanto o público, quanto os restaurantes que participaram do evento, tiveram que enfrentar a ‘lestada’ na noite de sexta-feira, e um pouco de chuva no sábado. Mesmo assim a receptividade ao evento foi considerada boa, atraindo um bom número de pessoas na Rua das Pedras, Turíbio de Farias, espaço Domme, e Porto da Barra, estes dois últimos em Manguinhos.
Elogios a iniciativa, capitaneada há vários anos pelo produtor cultural Gil Castelo Branco, não faltaram, embora fosse comum escutar entre as pessoas que já participam de outras edições do festival, uma série de sugestões para que o evento alcance um maior número de pessoas ‘de fora’.  
A timidez das ações de marketing em torno do evento, bem como o alto valor cobrado dos participantes, R$ 1.200,00 foram as principais críticas.
- Este ano os organizadores cobraram um valor considerado alto pelos participantes, e mais uma vez faltou divulgação na grande mídia da capital. O evento está bom, mas poderia ser melhor se atraísse mais pessoas de fora. Praticamente tornou-se um acontecimento local, - comentou um empresário que, apesar das críticas, disse estar satisfeito com a venda total de cerca de trezentas porções do seu prato nos dois dias do evento.  
Já para o setor hoteleiro, a combinação do Festival Gastronômico com a chegada das férias escolares resultou em plena ocupação em diversos estabelecimentos próximos ao Centro da Cidade. O mesmo parece estar acontecendo neste final de semana no qual a meteorologia prevê temperaturas em elevação, sol, e poucas nuvens.       
O Festival Gastronômico de Búzios reúne cerca de 49 estabelecimentos da Cidade e é realizado pelo Convention Bureau de Búzios  e produzido por Gil Castelo Branco. Tem o apoio da Prefeitura de Búzios, do Sebrae, da AHB (Associação de Hotéis de Búzios), Associação Comercial de Búzios, e Sindicato de Bares e Restaurantes de Búzios.

 

Saiba Mais
+ VER ARQUIVOS ANTIGOS

Copyright 1995-2010 Jornal Primeira Hora, Todos os direitos reservados.