Região dos Lagos e Norte Fluminense

Jornal primeira hora Jornal primeira hora
Sexta-feira , 24 de Oct 2014

Atualizado em 17/10/2014 00:00:00

noticia

Modelo de inclusão social dos idosos

Inaugurado em janeiro deste ano pela secretaria municipal de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, o Centro de Convivência do Idoso de Búzios, que presta serviços aos moradores da Cidade de ambos os sexos com mais de 60 anos, está sendo considerado um modelo de assistência voltado para a terceira idade. Formado por profissionais especializados neste tipo de público, o CCI como é chamado, funciona de segunda a sexta-feira, das 07h00 as 17h00 com uma série de atividades físicas que visam prevenir doenças e levantar autoestima dos quase 400 idosos frequentadores. 

- O CCI foi inaugurado no dia do meu aniversário. Considero esse trabalho como um verdadeiro presente. Conviver com os idosos aqui é bom demais, é uma alegria para todos. O espaço funciona como um pequeno clube onde é possível desfrutar de um café da manhã, um chá da tarde, festas de aniversário, eventos temáticos, tudo com muita interatividade e animação. Na última sexta-feira de cada mês temos um baile à tarde, é uma troca de energia imensa - fala animada a secretária da pasta, Claudia Carrilho.

 

Mulheres são maioria na unidade

 

Apesar de ter sido criado para atender homens e mulheres com mais de 60 anos, é o público feminino que predomina no CCi, tanto que Claudia Carrilho já pensa em criar estratégias para atrair mais pessoas do sexo masculino: - A partir do ano que vem vamos começar uma busca ativa atrás do público masculino, orientada por psicólogos. Nós percebemos que a maioria dos homens mantêm certa resistência principalmente em relação a hidroginástica e a Ioga, que fazem um bem enorme. É certo que existe ainda um pouco de preconceito da parte deles, mas nada que não possa ser trabalhado pela equipe - afirma.

- Todas as atividades são planejadas por especialistas e muito prazerosas, tendo em vista que se trata de um público bastante exigente. A hidroginástica é o nosso carro chefe, mas temos também ginástica aeróbica e alongamento, aulas de artesanato, de teatro, da dança, de canto e em breve teremos o nosso próprio coral. Este ano realizamos o concurso de Miss Simpatia Búzios 60 +, na Privilege, um sucesso de audiência. No momento estamos nos preparando para uma exposição de fotografia que ocorrerá no início de novembro. Em dezembro, sob a regência do maestro Moisés, apresentaremos um Auto de Natal na Praça Santos Dumont – diz o coordenador do CCI, Nilton Cesar.  

- Frequento o CCI desde o início e posso dizer que a equipe é que faz do lugar um oásis e não falto um dia sequer. Niltinho está no lugar certo. Ele é atencioso, calmo e está sempre bem humorado. Claudia me surpreendeu, salta aos olhos que ela faz este trabalho com o maior prazer. Os professores são ótimos, principalmente o Marcio Valente, com as aulas de dança, e os funcionários são muito queridos por todos nós – ressalta Maria Luiza, de 69 anos.

Maria de Lourdes, que também participa das aulas de dança na unidade, acredita que o convívio com novas pessoas e a integração por meio das atividades são capazes de devolver aos idosos a alegria de viver. - Aqui é maravilhoso, a gente faz amizades. Gosto de todo mundo. Estamos vivendo mais, mas isto não nos basta. O importante é viver com qualidade, relacionando-se com outras pessoas, estimulando mente e corpo. Este trabalho o CCI de Búzios está fazendo com muita eficiência – completa.

O Centro de Convivência do Idoso fica na Av José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos, em frente a Engeluz. - O lugar é de fácil acesso e quem quiser se cadastrar basta apresentar os documentos e passar por uma avaliação médica para começar as atividades. Depois de se inscrever é só começar frequentar e ser feliz – avisa a secretária Claudia Carrilho.

Saiba Mais

Ex vice prefeito é campeão de votos em corrida para a ALERJ

"Minha meta agora é contribuir para a eleição de Crivela, que tem planos para Búzios" - Alexandre Martins
Saiba Mais

Trabalhando sério contra a corrupção

Vereador desmente prefeito de Búzios e diz que nunca foi contra as obras da Rua Celeste da Costa
Saiba Mais

Conservação e limpeza passam longe dos banheiros escolares

Se por um lado, a sujeira nas ruas foi um fator marcante no primeiro turno das eleições gerais, por outro, o que foi observado por pessoas nos locais de votação foi que as reformas, tidas por muitos integrantes da comunidade escolar, como uma ‘maquiagem’ mal feita, não chegaram aos banheiros das escolas. A sujeira visual era gritante e foi outra situação que também marcou contra, fazendo um paralelo com a sujeira de ‘santinhos’ de candidatos que se espalhavam por toda Cidade durante o dia da eleição (05/10).

O PH publicou em manchete na edição nº 1585 o descaso da prefeitura em pintar os muros da própria sede do Executivo Municipal, e de escolas, onde existem pichações alusivas a facções criminosas, violência e drogas. No interior de alguns prédios a situação não é muito diferente da que encontramos em muros e áreas externas. Os banheiros visitados por nossa equipe estão, em sua esmagadora maioria, com paredes portas e divisórias pichadas, além da falta de pias, vasos sanitários, entre outras coisas. Muitos banheiros servem também como depósito onde ficam amontoadas carteiras escolares quebradas, cadeiras danificadas e toda sorte de material. O quadro se soma a uma extensa lista de problemas que se avolumam na Educação de Búzios que não se restringem somente a pichações; mas também a insatisfação de funcionários e alunos, com falta de professores, falta de carteiras, merenda de qualidade questionável; além da manutenção do corte de salários da ordem de 20%, redução que incidiu na folha de professores contratados.

Eleitores que precisaram utilizar os banheiros de escolas municipais, ou mesmo, de fora percebiam a sujeira e mal trato, se mostraram surpresos e indignados com as condições em que os recintos se encontram. O PH denunciou em recente edição, o mau estado de conservação do banheiro público, que fica na Praça Santos Dumont. A receita deve ser a tal da vitamina ‘s’. ‘S’ de sujeira. 

Saiba Mais

Outubro Rosa em Búzios

Iniciativa da vereadora Joice Costa (PSDB) deve beneficiar cerca de 400 mulheres que aguardavam na "fila" para fazerem exames de mamografia: demanda deve diminuir
Saiba Mais

Tempero brasileiro na culinária francesa

Estrelas da gastronomia mundial participam da 5ª edição do encontro gastronômico que acontecerá no Le Relais La Borie, em Geribá
Saiba Mais
+ VER ARQUIVOS ANTIGOS

Copyright 1995-2010 Jornal Primeira Hora, Todos os direitos reservados.